Da Vinci escondeu a data do fim do mundo em obra, diz cientista


 Como o mundo acabaria, segundo Leonardo Da Vinci

A Última Ceia, uma obra-prima icônica de Leonardo da Vinci, tem fascinado e intrigado espectadores por séculos. A pintura, que retrata a última refeição de Jesus Cristo com seus discípulos antes de sua crucificação, é conhecida por sua composição magistral, expressões vívidas e simbolismo oculto.


Embora a pintura em si seja uma fonte inesgotável de discussão, um nome que surgiu recentemente no contexto da obra é o de Sabrina Sforza Galitzia, uma historiadora de arte italiana.

Galitzia, que estudou os manuscritos de Leonardo da Vinci como pesquisador da Universidade da Califórnia, afirmou que o polímata previu que o fim dos dias começaria em 21 de março de 4006. Segundo Galitzia, da Vinci ocultou a mensagem “para evitar ser atacado. ”


De acordo com ScienceInfo.net, Galitzia chegou a essa conclusão depois de estudar uma tapeçaria de A Última Ceia baseada nos esboços de da Vinci, que foi presenteada a Luís XIII da França. Galitzia também mencionou pistas escondidas na janela acima de Cristo, mas fora isso, não há muito em termos de afirmações verificáveis ​​para analisar.

As Visões do Fim do Mundo de Leonardo da Vinci

Perto do fim de sua vida, no entanto, da Vinci demonstrou um fascínio por eventos apocalípticos, descrevendo uma série de cenas cataclísmicas em uma coleção conhecida como Visões do Fim do Mundo. Essas cenas retratam incêndios caindo do céu e mares ferventes, enquanto as notas que acompanham discutem a aparência das nuvens.

“Durante os últimos anos de sua vida, Leonardo lidou repetidamente com o tema de uma tempestade cataclísmica dominando uma paisagem, tanto em seus desenhos quanto em seus escritos”, explica o Royal Collection Trust em seu site.

“Essa obsessão com a morte e a destruição pode ser vista como a expressão profundamente pessoal de um artista que se aproxima do fim – um artista que viu algumas de suas maiores criações inacabadas ou destruídas diante de seus olhos e que teve um profundo senso da impermanência de tudo coisas, até a própria terra.”

Alguns sugeriram que os desenhos representavam eventos da época de da Vinci, como tempestades e terremotos. No entanto, os historiadores não encontraram evidências de nenhum desses eventos, e as anotações de da Vinci sobre o desenho do Dilúvio retratam cenas apocalípticas.


Martin Clayton, chefe de impressões e desenhos do The Royal Collection Trust, disse à BBC que o trabalho demonstra a consciência de Da Vinci sobre a natureza efêmera da humanidade e que, no final das contas, tudo será destruído. Provavelmente não em 21 de março de 4006.

Fonte:

IFLSCIENCE

[Mitologia]

Um comentário:

  1. Quero ver se é verdade em 4006 estarei na 3a. Idade com 3971 anos de vida, mas com certeza lúcido pra ver tudo isso acontecer e se ele acertou!!!

    ResponderExcluir