NASA - Cometa GIGANTESCO em Direção à Terra, Bola de Gelo de 500 Trilhões de Toneladas.

 




Uma bola de fogo que explodiu sobre a Terra em 2014 era na verdade uma rocha de outro sistema estelar. (Crédito da imagem: Vadim Sadovski/Shutterstock)

A NASA detectou um cometa recorde vindo direto para nós, mas estamos bem. Quando estava a cerca de 3 bilhões de milhas do Sol em 2010 o Telescópio Espacial Hubble da NASA descobriu o cometa Gigante. Desde então os cientistas da NASA vêm tentando descobrir o quão grande pode ser. Novos dados do Telescópio Espacial Hubble publicados no The Astrophysical Journal Letters revelaram uma representação mais precisa do tamanho do cometa, que anteriormente se pensava ser bastante grande.

Um cometa recorde está se aproximando da Terra de acordo com a NASA. Cinco imagens tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble no início deste ano mostram o cometa, mas é difícil determinar seu tamanho. Fotografias do núcleo do cometa e do coma circundante foram usadas para diferenciar os dois. É difícil ver a diferença entre as imagens, uma vez que estão tão distantes.

Essas imagens do Telescópio Espacial Hubble mostram o cometa C/2014 UN271 (Bernardinelli-Berstein), o maior cometa já visto diz a NASA. (Crédito da imagem: NASA, ESA, Man-To Hui (Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau), David Jewitt (UCLA); Processamento de imagem: Alyssa Pagan (STScI))

Modelos de computador foram criados usando a luz que identifica o núcleo do cometa para prever o coma nebuloso ao seu redor. Isto foi seguido por um processo de foto-alinhamento que deixou apenas o núcleo visível. As observações de rádio do ALMA no Chile podem ser usadas para nos ajudar a entender melhor a estrutura e composição deste cometa. Comparando as medições, os cientistas revelaram que as superfícies dos cometas parecem ser mais escuras do que se pensava anteriormente.

De acordo com um pesquisador o objeto é "grande e mais preto que o carvão".

Qual é o diâmetro do cometa que está chegando?

Vindo dos confins mais distantes do nosso sistema solar, o cometa C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein) está vindo em nossa direção a uma velocidade de 22.000. Um dos nossos cometas mais massivos de todos os tempos, tem um núcleo de gelo 50 vezes maior que qualquer coisa vista anteriormente, medindo 130 quilômetros de diâmetro.

Os cientistas estimam que sua massa seja de 500 trilhões de toneladas, que é cem trilhões de vezes mais do que a massa de um cometa típico posicionado mais próximo do Sol. Lembre-se, o cometa não se aproximará muito mais do Sol do que um bilhão de milhas. Estamos protegidos contra danos. Depois disso estará mais longe da Terra do que Saturno e não chegará nem perto de nós até 2031.

Por que estamos interessados ​​em saber mais sobre o cometa próximo?
 
Um guia de comparação entre o maior cometa já encontrado, C/2014 UN271, e outros cometas. (Crédito da imagem: Ilustração: NASA, ESA, Zena Levy (STScI))

Desde o alvorecer do nosso sistema solar, o cometa está circulando o Sol. Por pelo menos um milhão de anos, a Nuvem de Oort vem deslizando de volta para o Sol e agora atingiu a borda externa do nosso sistema solar.

De acordo com o pensamento atual os cometas da Nuvem de Oort vieram de muito mais perto de nossa estrela do que estão agora, mas foram lançados no espaço por sua colisão com os planetas exteriores maiores nos primeiros dias do nosso sistema solar. Se continuarmos estudando poderemos descobrir mais sobre a Nuvem de Oort, incluindo seu tamanho e os processos envolvidos na criação de objetos como a nuvem distante. É difícil ver a nuvem diretamente, pois está 5.000 vezes mais longe do Sol do que nós. Este cometa pode ajudar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário